Download

Pages

Gradiente, dona do nome ‘iPhone’ no Brasil, pode vender marca para Apple

01:13 | , , ,

A Gradiente é legalmente a dona do nome “iPhone” no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Mas essa situação pode se reverter em breve, já que a companhia brasileira admite estar aberta para discutir a venda da marca para a Apple, fabricante dos "verdadeiros iPhones". 



A Apple lançou o primeiro iPhone em 2007, mas o nome já estava registrado no Brasil pela Gradiente desde 2000. Segundo a fabricante brasileira, a ideia do o nome veio a partir da junção das palavras “Internet” e “Phone”. Segundo o site MacRumours, a Apple só pediu o uso exclusivo da marca em 2006, seis anos depois.
O INPI afirma que a marca "iPhone" é propriedade da Gradiente, e não da Apple, mesmo que a companhia brasileira só tenha lançado um aparelho com o nome recentemente, em janeiro de 2013. A decisão do INPI que favorece a Gradiente será publicada na Revista da Propriedade Intelectual (RPI), no dia 13 de fevereiro. 

De acordo com Eugenio Emilio Staub, executivo da IGB Electronica - nome da empresa que controla a Gradiente -, a companhia está aberta a ouvir propostas pelo nome, esperando somente o contato da Apple. “Estamos abertos ao diálogo por qualquer motivo, a qualquer hora”, afirma.
Os rumores de uma venda da marca iPhone para a Apple lembram polêmicas anteriores. Dona do nome IPAD na China, a empresa Proview Technology decidiu processar a Apple por lançar um tablet de mesmo nome no país. A briga judicial foi resolvida em julho de 2012, quando a companhia norte-americana pagou US$ 60 milhões para utilizar o nome em seu tablet sem sofrer mais processos.

0 comentários:

Postar um comentário